LETRAS

Orientação Atividade Semana 1
Observação das condições materiais de trabalho
Nesta atividade, você vai realizar uma visita, percorrendo todas as dependências da escola e anotar o que puder observar, conforme o roteiro na ficha correspondente.
Solicite informações a pessoas da comunidade escolar que possam ajudar você, tendo sempre em vista preencher completamente a ficha da Atividade 1.
Bom trabalho!
Professora Ludmila Scarano



ESTÁGIO I

ATIVIDADE 1: Observação das condições materiais de trabalho
Estagiário(a):
Curso:
Pólo:
Escola:
Tutor presencial:

Condições materiais de trabalho

1. Espaço físico
1.1. Aspectos gerais

Área do terreno onde se situa a escola (aproximada): __________

Número de prédios escolares: __________

Localização e condições de acesso:
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________

Estado geral de manutenção e conservação das instalações:
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________

Condições gerais de segurança e conforto:
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________

1.2. Dependências

Dependências
Número
Observações
Sala de aula




Quadra de esportes




Outras dependências para aulas de Educação Física




Vestiário para os alunos




Laboratório de Ciências




Sala para Artes Plásticas




Sala para Música




Sala-ambiente para outras disciplinas ou atividades




Sala de vídeo/recursos audiovisuais




Laboratório de informática




Biblioteca/Sala de leitura




Sala de reuniões




Sala de professores




Área de lazer




Teatro/Auditório




Cantina/auditório




Acesso para estudantes com necessidades especiais




Outras:




2. Recursos materiais
2.1. Equipamentos e materiais diversos

(Observe a existência ou não dos materiais, sua quantidade e qualidade, seu estado de conservação e condições de funcionamento.)

Equipamentos para reprodução de material impresso (mimeógrafo, copiadora tipo “xerox” – incluindo os materiais de consumo necessários):
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________

Equipamentos audiovisuais (vídeo, TV, projetor, CD player e outros):
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________

Computador para uso administrativo; acesso à internet:
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________

Computador para uso dos alunos; acesso à internet:
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________

Materiais para Educação Física (bolas, aparelhos de ginástica e outros):
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________

Materiais para Artes (papéis, tintas, tesoura, cola, massa de modelar e outros):
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________

Materiais para experimentos de Ciências (frascos, microscópios e outros):
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________

Instrumentos musicais:
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________

Acervo da biblioteca:
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________

Mapoteca; brinquedoteca; videoteca:
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
2.2. Mobiliário básico
(Considere neste item: mesas e cadeiras de uso dos alunos; mesas e cadeiras de uso dos professores; quadros-de-giz ou similares; quadros-murais; armários e estantes para guardar material de aula.)

O mobiliário das salas de aula...
...é suficiente?
...encontra-se em bom estado?
...é adequado em termos de conforto e segurança?
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________

2.3. Apoio ao aluno

Os alunos recebem...
uniforme?
livros didáticos?
cadernos, lápis, canetas, borrachas?
merenda escolar?
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________

Comentário
____________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________

Local e data:

Assinatura do(a) estagiário(a):

Assinatura do tutor presencial:



----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Horário de tutoria.

SEGUNDA 18-22h                   QUARTA    14-18h                SABADO    08-12h
                                                                       18-22h
   ---------------------------------------------------------------------------------------------------
DIA: 19/02/2013


Prezados,
 
Depois de assistir a apresentação de trabalhos belissimos nestes últimos semestres eu reenvio mensagem da coordenação do V SEPEXLE e sugiro que vocês se inscrevam e apresentem seus trabalhos.
 
Apresentando trabalhos ou não, participem!
 
 
Arimária
 
 
Caros(as) colegas, bom dia.

Solicito ampla divulgação do V SEPEXLE aos alunos e professores da graduação (presencial, à distância e parfor), da especialização e do mestrado em Letras. Todos são bem-vindos! Os alunos podem inscrever-se para apresentar não apenas trabalhos concluídos, mas também trazer os seus projetos para discussão e outros trabalhos em andamento. Conto também com a colaboração dos professores no sentido de incentivar seus orientandos a se inscreverem no evento.

Mais informações: http://www.uesc.br/eventos/sepexle/vsepexle/

Cordialmente,
Prof. Eduardo Piris.

-----------------------------------------------------


DIA: 19/2/2013

Prezados,
 
nosso breve recesso está chegando ao fim.
Retornamos com nossas atividades no dia 25/02 com as disciplinas listadas no quadro abaixo:
 
 
DISCIPLINAS GRUPO 1 - 25/02/2013
 
1-    LINGUÍSTICA IV- 60 h
Professora Formadora: Cláudia Martins
 
 
OFERTA
PÉRIODO
POSTAGEM
QUINZENA 1
25/02 a 11/03
12/03
QUINZENA 2
12/03 a 25/03
26 de março
Avaliação
13/04/13
 

 
 

 
 

06 
 
 
2-    TCC 2-
Professora Formadora: Rita Lírio
 
OFERTA
PÉRIODO
POSTAGEM
ATIVIDADE 1
25/02 a 22/03
23/03
ATIVIDADE 2
25/03 a 19/04
20/04
ATIVIDADE 3
22/04 a 17/05
18/05
ATIVIDADE 4
20/05 a 14/06
15/06
Avaliação
13 de julho
 

 

 
 

 
 
 --------------------------------------------------------------------------------------------------


A Profª formadora Rita Lírio definiu que os trabalhos de TCC-2 (projeto) e TCC-3 (artigo)
poderão ser realizados em duplas. Estou repassando esta informação para que já possam
articular a formação das duplas.
Atenciosamente
Arimária
Tutora Presencial curso LETRAS-UESC/EAD 
POLO ILHEUS
----------------------------------------------------------------------------------------------------------

CALENDÁRIO LETRAS 2013.1

DISCIPLINAS GRUPO 1 - 25/02/2013

1-    LINGUÍSTICA IV- 60 h
Professora Formadora: Cláudia Martins


OFERTA
PÉRIODO
POSTAGEM
QUINZENA 1
25/02 a 11/03
12/03
QUINZENA 2
12/03 a 25/03
26 de março
Avaliação
13/04/13

2ª chamada
20/04/13

Prova Final


Entrega de planilhas
06    06 de maio


2-    TCC 2-
Professora Formadora: Rita Lírio

OFERTA
PÉRIODO
POSTAGEM
ATIVIDADE 1
25/02 a 22/03
23/03
ATIVIDADE 2
25/03 a 19/04
20/04
ATIVIDADE 3
22/04 a 17/05
18/05
ATIVIDADE 4
20/05 a 14/06
15/06
Avaliação
13 de julho

2ª chamada
20 de julho

Prova Final


Entrega de planilhas



3-    Estágio Supervisionado I

Professora Formadora: Rogério Soares
Carga horária:
Período: 11 de março a 11 de maio?

OFERTA
PÉRIODO
POSTAGEM
ATIVIDADE 1


ATIVIDADE 2


ATIVIDADE 3


ATIVIDADE 4


Avaliação
18 de maio

2ª chamada


Prova Final


Entrega de planilhas


DISCIPLINAS GRUPO 2- 26 DE MARÇO

  
4-    Literatura e Imaginário
Professor Formador: André Mitidiere


OFERTA
PÉRIODO
POSTAGEM
QUINZENA 1
26/03 a 08/04
09 de abril
QUINZENA 2
09/04 a 22/ 04
24 de abril
Avaliação
18 de maio

2ª chamada
25 de maio

Prova Final


Entrega de planilhas
10 de junho


5-    Semântica
Professora Formadora: Raildes Pereira


OFERTA
PÉRIODO
POSTAGEM
QUINZENA 1
26/03 a 08/04
12 de abril
QUINZENA 2
09/04 a 22/ 04
29 de abril
Avaliação
18 de maio

2ª chamada
25 de maio

Prova Final


Entrega de planilhas
10 de junho



DISCIPLINAS GRUPO 3- 06 de maio

6-    Estágio Supervisionado II
Professora Formadora: Rogério Soares
Carha horária:

Período: 03 de junho a 03 de agosto ?

OFERTA
PÉRIODO
POSTAGEM
ATIVIDADE 1


ATIVIDADE 2


ATIVIDADE 3


ATIVIDADE 4


Avaliação
31 de agosto

2ª chamada


Prova Final


Entrega de planilhas



 
7-    Práticas Educativas V- 15 h
Professora Formadora: Sylvia Teixeira


OFERTA
PÉRIODO
POSTAGEM
QUINZENA 1
07/05 a 20/05
22 de maio
Avaliação
15 de junho

2ª chamada
06 de julho

Prova Final


Entrega de planilhas



8-    Seminário Interdisciplinar VI- Novas Tecnologias e Educação Inclusiva
Professora Formadora: Ambrosina Neta

OFERTA
PÉRIODO
POSTAGEM
QUINZENA 1
07/05 a 20/05
25 de maio
Avaliação
15 de junho

2ª chamada
06 de julho

Prova Final


Entrega de planilhas




DISCIPLINAS GRUPO 4- 03 de junho

9-    Literatura Comparada III- 45 h
Professora Formadora: Inara de Oliveira

OFERTA
PÉRIODO
POSTAGEM
SEMANA 1
03 a 10/06
28 de junho
SEMANA  2
11 a 17/06
28 de junho
SEMANA 3
18 a 24/06

Avaliação
13 de julho

2ª chamada
03 de agosto

Prova Final


Entrega de planilhas




10- Filosofia da Educação
Carga horária: 60 h
Professor Formador: Lourival Pereira ?


OFERTA
PÉRIODO
POSTAGEM
QUINZENA 1
03 a 17/06
20 de junho
QUINZENA 2
18/06 a 01/07
05 de julho
Avaliação
03 de agosto

2ª chamada


Prova Final


Entrega de planilhas



 

 

Calendário de Letra no mês de Janeiro e Fevereiro de 2013

       26 de Janeiro: Avaliação Presencial de Oficina das Relações Étnicos- Raciais ( Entrega de entrevista de forma impressa); Prova escrita de Práticas Educativas VI e apresentação da atividade da disciplina TCC 1

02 de Fevereiro: 2º chamada da Avaliação Presencial Prova escrita de Práticas Educativas VI e TCC 1;
Prova Final de Metodologia da Língua Portuguesa, Introdução a Libras

16 de Fevereiro: Proval Final de Oficina das Relações Étnicos- Raciais, TCC 1 e Práticas Educativas VI

---------------------------------------------------------------------------------------------------
ATENÇÃO ALUNOS DE LETRAS

NASCEU NO DIA 1º DE FEVEREIRO O FILHINHO DE CLEIDE!

SEJA BEM-VINDO ENZO!!!

 --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Depois de muito estudo vem o lazer!
CHÁ DE FRALDAS
 DA COLEGA CLEIDE
26/01/2013








---------------------------------------------------------------------------------------------------
Atenciosamente, Polo UAB Ilhéus.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
  • ENCONTRO 13 DE NOVEMBRO DE 2010
    Mais uma vez os alunos do Curso realizaram um belissimo Seminário com exelente nivel nas apresentações cujo tema Fonologia da Língua Portuguesa, aconteceu na Fundação Cultural de Ilhéus sob a supervisão e orientação das Tutoras Arimaria, Lucicleia e Silvia.

























    ****************************************************** *********************

    in Seminário 2010/06/11 - Formação do Leitor Literatura

    Lucicléia e Fazendo intervenções Arimária
    Aconteceu nd Fundação Cultural de Ilhéus, quarteirão Jorge Amado, das 8h Às 14h






     Lucicléia Tutora




    -_______________________________________________________________________

    23/10/10 ENCONTRO PRESENCIAL
     Aconteceu HÁ POLO, Na sala de informática conduzido Pela tutora Arimaria
    Grupos de Estudos objetivando OS Seminários


    _________________________________________________________________________

BREVE    II Seminário 
 Os discentes do Curso Licenciatura em Letras Vernáculas da UAB do Pólo de Ilhéus participarão do II Seminário, Que acontecerá nd Fundação Cultural de Ilhéus, localizada softwares antigos Quarteirão Jorge Amado Centro de Ilhéus, datas NAS:
  • 06 de novembro de 2010 (Sábado), horario 08h Às 16h, Tema: na Literatura Formação do Leitor;
  • 13 de novembro de 2010(Sábado)horario, 8h Às 16h, Tema: Fonologia da Língua Portuguesa;
Agradecemos antecipadamente o Apoio da Fundaci, Parceria Pela, estando apoiando semper adisposição e Eventos de cunho artistico, cultural, social e educacionail da Nossa COMUNIDADE.


Prezados,



Ocorrerá, dia 19 de Junho, o I Seminário integrador do Curso de Letras / EAD / UESC / UAB, soluço o Tema "Letramento Digital e EAD" SO, ABORDANDO principais questionamentos Que nao concerne à Formação docente e discente e hum par atraves de EAD .

O Evento acontecerá nd Fundação Cultural, Auditório do térreo, das 08:30 UMA Partir.

DESDE JÁ UM convidamos de OS in Todos interessados discutir temas relacionados a Educação a Distância no Brasil! Apareça!
Por postado POLO DE ILHÉUS - Como BA 16:25 0 comentários