quarta-feira, 17 de julho de 2013

Educacenso e Plataforma Paulo Freire - Inserção de demanda de formação de professores para 2014


Atenção! O ca­len­dário PARFOR Pre­sen­cial já está dis­po­nível! Ca­dastre os seus pro­fes­sores na Pla­ta­forma Paulo Freire e no Edu­ca­censo e as­se­gure o acesso desses do­centes à for­mação em cursos de edu­cação su­pe­rior gra­tuitos e de qua­li­dade!

Plano Na­ci­onal de For­mação de Pro­fes­sores da Edu­cação Bá­sica – fo­mentar a oferta emer­gen­cial de vagas em cursos de edu­cação su­pe­rior, nas mo­da­li­dades pre­sen­cial e a dis­tância, para pro­fes­sores em exer­cício na rede pú­blica de edu­cação bá­sica, a fim de que estes pro­fis­si­o­nais possam obter a for­mação exi­gida pela Lei de Di­re­trizes e Bases da Edu­cação Na­ci­onal - LDBEN e con­tri­buir para a me­lhoria da qua­li­dade da edu­cação bá­sica.

Até o dia 31 de julho do ano cor­rente, a Se­cre­taria de Edu­cação do Es­tado da Bahia e as Se­cre­ta­rias Mu­ni­ci­pais de­verão in­formar, através do site da Pla­ta­forma Paulo Freire (www.freire.mec.gov.br) e de senha para acesso ao sis­tema, quantos pro­fes­sores de sua rede ne­ces­sitam de for­mação ini­cial em nível su­pe­rior, para que as Ins­ti­tui­ções Pú­blicas de Edu­cação Su­pe­rior lo­ca­li­zadas no Es­tado da Bahia possam pla­nejar o aten­di­mento dessa de­manda em 2014. É im­por­tante que seja in­for­mado o nú­mero de pro­fes­sores que po­derão par­ti­cipar, em 2014, dos cursos ofer­tados no âm­bito do Plano Na­ci­onal de For­mação dos Pro­fes­sores da Edu­cação Bá­sica – PARFOR.

Neste mesmo pe­ríodo, até 31/07/2013, im­pre­te­ri­vel­mente, o ca­das­tra­mento dos pro­fes­sores no Edu­ca­censo também de­verá ser re­a­li­zado, através do site www.educacenso.inep.gov.br. A partir dos dados do Edu­ca­censo, é cal­cu­lado o Ín­dice de De­sen­vol­vi­mento da Edu­cação Bá­sica (Ideb) e pla­ne­jada a dis­tri­buição de re­cursos para ali­men­tação, trans­porte es­colar e li­vros di­dá­ticos, além de ga­rantir a pré-ins­crição, no Sis­tema/Pla­ta­forma Paulo Freire nos cursos de Li­cen­ci­a­tura, dos do­centes em exer­cício na rede pú­blica da edu­cação bá­sica que não te­nham for­mação su­pe­rior, ou que, mesmo tendo essa for­mação, se dis­po­nham a re­a­lizar o curso de li­cen­ci­a­tura na área em que atua em sala de aula.

Fale Co­nosco! - Em caso de dú­vidas, entre em con­tato com a Co­or­de­nação de For­mação de Pro­fes­sores do Ins­ti­tuto Anísio Tei­xeira/Se­cre­taria Es­ta­dual da Edu­cação – CFP/DIRFE/IAT/SEC, através do te­le­fone (71) 3116-9012 / 9034 ou pelo e-mail parfor.iat@educacao.ba.gov.br. Ou­tras in­for­ma­ções também podem ser ob­tidas com a Di­re­toria de Edu­cação Bá­sica da Co­or­de­nação de Aper­fei­ço­a­mento de Pes­soal de Nível Su­pe­rior através do te­le­fone (61) 2022-6577 (In­serção da de­manda de for­mação de pro­fes­sores na Pla­ta­forma Paulo Freire) e pelos te­le­fone (71) 3115-9183 (Co­or­de­nação Censo Es­colar/ SUPAV/SEC) e/ou (61) 2022-3189/3184 (Edu­ca­censo/INEP-Bahia).

Agenda - Reu­nião com Se­cre­tá­rios Mu­ni­ci­pais de Edu­cação e com DIREC através de vi­de­o­con­fe­rência sobre Edu­ca­censo e Pla­ta­forma Paulo Freire – in­serção de de­manda de for­mação 2014: 18/07, das 14h às 17h.

Acesse e vi­su­a­lize a re­lação de lo­ca­li­zação do au­di­tório de vi­de­o­con­fe­rência mais pró­ximo de sua re­gião.

Unidade de Comunicação - UC
Diretoria Geral -DG
Unidade Técnica de Desenvolvimento Organizacional / UTD
Instituto Anísio Teixeira - IAT
Secretaria da Educação do Estado da Bahia - SEC
Tel: (71) 3116-9019
http://educadores.educacao.ba.gov.br/